Promotora: Iolanda Pinheiro
Com o aumento do abandono animal e a implementação da nova lei que proíbe o abate de animais como medida de controlo da população, deparamos-nos com um problema, que se não forem tomadas medidas tornar-se-á, uma bola de neve incontrolável.
Com o aumento dos animais abandonados, aumenta também as doenças entre eles, doenças transmissíveis para os humanos, e, formação de matilhas que colocam em risco a segurança pública e o bem-estar da população.
Para não falar do esforço de todas as associações no ramo, que se torna incomportável, devido ao rácio entre os que nascem os que são adotados/abatidos.
Cortemos então o mal pela raíz!
O que proponho é um plano de esterilização nacional que teria três princípios:
- Educar e sensibilizar a população para os benefícios da esterilização dos seus pets;
- Registo e levantamento da população animal em Portugal, e, as suas necessidades;
- Sensibilizar para a importância do não abandono animal
- Soluções para cuidado dos animais para o verão ou férias da população ( período crítico de abandono) -> Projeto futuro
- Vacinação e esterilização geral.
- Resgate, esterilização e vacinação dos animais abandonados, de modo a evitar a sua reprodução e prevenir perigos para população. E, em colaboração com associações e outros modos de divulgação tentar a adoção.
Quero acreditar que o amor e cuidado pelos animais nunca será um problema em Portugal, mas sim questões financeiras e a ignorância da população. Porque ser dono de animal é mais que ter, é cuidar e amar, que em parte implica uma responsabilidade cívica e económica.
Em virtude da nova lei que proíbe o abate dos animais mas que não soluciona os problemas existentes de abandono e controlo sanitário, vê-se assim a população conjuntamente com a autarquia obrigada a tomar medidas que resolvam a situação.
Nota: Esta proposta incide na esterilização porém não podemos desleixar, nem esquecer da vacinação.
Por fim deixo este link sobre a esterilização e os seus benefícios: https://www.animalife.com.pt/site/upload/EsterFinal.pdf?fbclid=IwAR1FhkD2BB0Ii6s6n7-8pitV_YMvYUwPIHNoPdSiHjMu97oznUiIAhUKUWA
Esta proposta tem âmbito ser aplicada a nível nacional, mas seria uma importante começar por um distrito como protótipo.