Passar para o Conteúdo Principal Top

Be Authentic

Âmbito

Proposta de âmbito geral

Proponente

Sistema

Data Submissão:

19-04-2023

Promotoras: Rute Nogueira e Joana dos Santos

 

O projeto "BE AUTHENTIC" é direcionado para jovens-adolescentes e tem como principal objetivo promover e/ou melhorar as competências físicas, psicológicas e sociais, através de experiências novas e diferenciadas. O projeto envolveria aulas semanais de expressão dramática, expressão corporal e rítmica, expressão plástica com orientação e foco em temas da atualidade, bem como sessões de orientação e intervenção de aptidões sócio pessoais.

A adolescência impõe mudanças físicas, cognitivas, psicológicas, e sociais constituindo num período de desenvolvimento suscetível de problemas emocionais e comportamentais (Justo & Enumo, 2015). Durante esta fase, pode-se observar um desenvolvimento psicossocial que irá moldar o caráter do adolescente e também um desenvolvimento cognitivo que vai servir de auxílio para a tomada de decisões e reflexões acerca de conceitos políticos, morais, éticos (Gadelha & Gonçalves, 2017). A adolescência oferece oportunidades para o crescimento não só em termos de dimensões físicas, mas também em termos de dimensões psicológicas, nomeadamente no desenvolvimento da autonomia, autoestima e intimidade, autoconhecimento e autoconceito, na expressão emocional, nas relações interpessoais, na motivação, na sua responsabilidade. Nos tempos atuais, os adolescentes enfrentam riscos para o seu bem-estar físico e mental, que levam a altas taxas de mortalidade por acidentes, homicídio e suicídio (Eaton et al., 2008, citado por Papalia & Feldman, 2013). A crise de identidade na fase da adolescência é encontrada de forma mais pronunciada, comparada a outras fases, já que o adolescente passa por uma transição da sua condição para vida adulta, o que leva, na maioria das vezes, a explosões emocionais na qual o adolescente tem muitas dificuldades em lidar (Gadelha & Gonçalves, 2017). Existe uma problemática quando falamos da questão do adolescente encontrar um papel social, já que a preocupação com a opinião dos outros indivíduos faz com que os adolescentes se sintam indiferentes com a sociedade e modifiquem as suas atitudes, reformando as suas opiniões sobre o seu papel social de forma persistente num período de tempo muito curto. O acompanhamento psicológico, a atividade física, a expressão plástica e dramatização surgem como estratégias importantes e benéficas na vida do adolescente, pois permitem ajudar o mesmo num maior controlo da ansiedade, aumento da autoestima, autoconhecimento e autoconceito, motivação, tolerância à frustração, nas relações interpessoais, experienciação emocional, definição da sua identidade e responsabilidade social, num organismo mais saudável, resultados escolares, etc (Papalia & Feldman, 2013). Dado que Lousada é um dos concelhos mais jovens da Europa, seria de elevada importância munir os nossos jovens de competências e capacidades que lhes permitam enfrentar os obstáculos desta fase, tornando-os mais resilientes para um futuro do qual o próprio concelho depende.