Promotor: José Paulo Santos Ferreira
Enquanto jovem Lousadense poucas são as coisas me deixam tão orgulhoso como viver no Município que venceu a distinção europeia de “Ação Transfomadora do ano de 2019”.
Lousada tem marcado em si um perfil ambientalista bastante proeminente algo que se torna evidente nas diversas iniciativas como Os Gigantes Verdes, Bioescola ou Fundo Ambiental e de Investigação.
Porém, o Município não deve ficar por aí, Lousada deve ter a ambição de ser tornar o epicentro da discussão científica sobre o clima a nível nacional.
Poucas questões marcarão tanto o futuro dos jovens como o estado do planeta que nos será deixado em mãos, a eco-ansiedade é uma realidade.
A informação e o conhecimento são as armas mais poderosas que temos ao nosso dispor para lidar com estas problemáticas. Apenas sociedades informadas podem tomar decisões conscientes sobre o futuro do Planeta.
A minha proposta de atividade é:
Realização do congresso científico " Let’s talk about the climate emergency " durante um fim de semana de Setembro de 2021 (Sexta, Sábado e Domingo).
Terá 3 segmentos, um por cada dia, e será dividido em subtemas:
1) Breve Visão Geral:
O que é o Clima e como ele evoluí
Biodiversidade
2) Plano Atual:
Descarbonização Industrial
Acordo de Paris para o aumento da temperatura: utópico?
Influência das alterações climáticas na saúde
3) Soluções para o Futuro:
Quais as melhores ferramentas tecnológicas para a luta climática?
Um debate científico, cívico e político, com os melhores palestrantes a nível nacional e internacional de formações académicas tão variadas como Engenharia Ambiental, Biólogos, Médicos de Saúde Pública, Geólogos e até especialistas do IPCC.
Com uma plateia de Jovens e Adultos Lousadenses este será incentivo necessário para que a população tenha uma maior literacia nesta área tão fulcral para as suas atividades.
Idealmente, a atividade realizar-se-á no Auditório Municipal e, eventualmente, será transmitida nas redes sociais da Câmara Municipal de Lousada.
Em suma, estas serão as grandes despesas necessárias à realização do evento:
- Alojamento e refeições para os 20 palestrantes
- Ajudas de custo para as deslocações
- Coffee break’s
- Programa Social
Uma vez que a estadia dos palestrantes será nas estruturas hoteleiras locais, bem como a sua alimentação e visitar guiadas, este congresso dará um importante impulso a setores económicos altamente afetados pela pandemia.
Para além disso, também vários jovens Lousadenses terão a oportunidade de participar na construção desta atividade, através da formação de uma Comissão Organizadoras. As suas funções consistiriam em fazer de guias no programa social, ajuda nos coffee break's, suporte técnico, etc.
Ou seja, este congresso permitiria uma capacitação enorme da Juventude Lousadense em competências transversais como trabalho de equipa, comunicação, liderança e gestão de pessoas.
Acima de tudo, os Jovens sentirão que esta é uma atividade para eles e também feita por eles, em Lousada!