ÂmbitoProposta de âmbito geral
Data Submissão:19-04-2023
Promotores: Luís Peixoto, Rúben Leite, João Pinto e Ana Peixoto
O “Trilho Zé do Telhado” é um percurso pedestre localizado na freguesia de Caíde de Rei, cujo objetivo é dar a conhecer a paisagem, o património e a memória histórico-cultural, com principal incidência na personagem do Zé do Telhado, que viveu e casou na freguesia e recentemente se assinalaram os 100 anos do seu nascimento. Achamos importante manter vivo Zé do Telhado, atribuindo o seu nome àquele que será o primeiro percurso pedestre homologado do concelho de Lousada (PR1 LSD).
O trilho tem um percurso circular com cerca de 8km com partida e chegada ao Cais Cultural de Caíde de Rei. Ao longo do percurso é possível ver locais históricos da freguesia, como as ruínas da Casa da Seara, a Casa de Vila Verde, a igreja paroquial (onde casou Zé do Telhado), o cruzeiro, a casa onde viveu o Zé do Telhado, a Casa da Laje, as ruínas da Capela de S. Brás, a Quinta da Quintã, entre outros.
Além do património edificado, também cruzamos com vários locais naturais, como as vinhas da Casa de Vila Verde, presas de água, tanques públicos, árvores centenárias e a Ribeira de Caíde. Salienta-se que, no âmbito do projeto “Lousada Guarda Rios” do Município de Lousada, a Ribeira de Caíde está a ser alvo de uma grande intervenção por um grupo de voluntários, por forma a valorizar e proteger este curso de água que terá destaque no trilho. O percurso passa também por antigos caminhos que hoje estão praticamente inutilizados, como a rua de Vila Verde, da Presa Grande e dos Malheiros.
Apesar do trilho já se encontrar praticamente definido, será importante colocar estruturas de madeira por forma a melhor a sua segurança e embelezamento, como degraus, corrimões, vedações e ainda uma pequena ponte sobre a Ribeira de Caíde.
Com a colaboração de empresa e técnicos devidamente certificados para o efeito, numa fase inicial pretende-se elaborar o projeto/dossier de candidatura a homologação, de acordo com o Regulamento de Homologação de Percursos Pedestres da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, para verificação e posterior implantação do percurso.
Numa fase seguinte, procede-se à sinalização de todo o percurso, com a colocação de sinalética de encaminhamento (balizas de encaminhamento, placas direcionais e painel informativo inicial), pintura de marcas de encaminhamento (em postes, muros, árvores) e colocação de placas interpretativas/informativas em pontos de interesse atravessados pelo trilho. Além disso, a empresa em questão fará a produção dos materiais, o devido transporte e instalação da sinalética no terreno.
Em suma, o apoio a ser atribuído irá suportar as despesas com a colocação das estruturas de madeira, elaboração do projeto, produção e colocação da sinalética, divulgação (vídeos e flayers) e taxas de registo/vistorias/deslocações da FCMP, de forma a tornar o Trilho Zé do Telhado um percurso pedestre homologado. De referir que o percurso e a sinalética podem eventualmente sofrer alterações com a sua implementação no terreno.