ÂmbitoProposta de âmbito geral
Data Submissão:19-04-2023
Promotora: Andreia Ribeiro
Como estudantes do Curso Profissional de Técnicos Auxiliar de Saúde, e jovens atentos as questões das desigualdades sociais e dificuldades diárias das pessoas com mobilidade reduzidas, verificamos que existem em muitos locais, nomeadamente estradas e passeios que não permitem uma adequada circulação de pessoas, no seu dia a dia. O que se verifica é que, na maioria das situações, os passeios estão ocupados por obstáculos, o que torna impossível a passagem de um cadeirante, pessoas com mobilidade limitada e até carrinhos de bebé. Também verificamos que as rampas de acesso a determinados estabelecimentos comerciais, clínicas, rede multibanco, entre outras, não existem ou quando estão presentes são muito íngremes ou instáveis, o que dificulta em muito, ou, muitas vezes, não permite o acesso a estas pessoas. Ainda no âmbito da rede multibanco verifica-se que o teclado está muito acima das possibilidades de utilização de um cadeirante.
Quanto ao nosso Agrupamento, verificamos que existem rampas de acesso; no entanto, manifestamos a nossa curiosidade e preocupação acerca do modo de como estes alunos poderão realizar a sua prática desportiva, quer nas aulas de Educação Física, quer nos intervalos. O nosso projeto visa a identificação das estruturas já existentes e das dificuldades, assim como a intervenção necessária à resolução das mesmas. Para o seu sucesso iremos dialogar com a população, Presidentes de Junta de Freguesia, Diretores de Agrupamentos de Escola, assim como, divulgaremos o projeto na pagina de web com possibilidade de recolha de sugestões.
Com este projeto pretendemos no futuro contribuir para a diminuição das desigualdades a melhoria da qualidade de vida da população com mobilidade reduzida.