Passar para o Conteúdo Principal Top

Brincar é Aprender – Parque Infantil Boim

Âmbito

Proposta de âmbito geral

Proponente

Sistema

Data Submissão:

19-04-2023

Promotores: Jorge Luís Pacheco Barbosa, Diogo Emanuel Santos Rocha e Ricardo Jorge Couto Faria

A União Cultural e Recreativa de Boim, foi fundada em 1978, por um grupo de cidadãos empreendedores e determinados, em criar condições num espaço que veio a revelar-se como o principal ponto de encontro e de referência na altura.

A UCRBoim sempre foi uma referência, com distintas ofertas culturais e com o seu espaço de lazer, promovendo culturalmente a Freguesia e o Concelho, através de organização da Fanfarra, Clube de Futebol, Festas de Final do Ano, entre outras dinâmicas. Com o passar do tempo é indispensável modernizar os equipamentos e adaptar os espaços.

O projeto aqui apresentado ao OPJ – Orçamento Participativo Jovem tem como primordial objetivo dotar o espaço da UCR Boim, de modo a torná-lo mais agradável e apelativo a todas as crianças e jovens.

Este espaço para além de ser utilizado por todos os cidadãos, serve também de apoio aos alunos da Escola Básica de Boim que, por diversas vezes, disfrutam de um local tranquilo e sem perigo eminente, e ao Movimento Sénior instalado na freguesia.

Brincar é aprender, é um projeto dinamizador que consiste em renovar e diversificar o espaço cultural/recreativo da UCR BOIM, desta forma possamos ter um maior conforto a nível estético, desportivo e de lazer, para que de uma forma indireta se incentive as dinâmicas e brincadeiras ao ar livre, mas fora de perigo. Ou seja, este é um projeto que se enquadra no tema, uma vez que pretende dar vida, história e tradição não só a uma freguesia mas sim a todo concelho.

Trata-se de um projeto que também incentiva ao Associativismo e ao que este dispõe para uma superior qualidade de meios para as diferentes ocasiões.

Quando se fala em todo o concelho, queremos com isto dizer que através destas obras pretendemos alargar o espaço a toda a comunidade para que com isto possamos explorar e dinamizar toda uma coletividade com um peso na história do Município de Lousada.

Posto isto, pretende-se dotar com equipamentos para as crianças brincarem próximo da zona de piquenique e reconstruir o parque infantil, que foi obrigado a ser desativado, por este não dar cumprimento as normas de segurança exigidas por lei, colocando em risco a segurança e o bem-estar das crianças/pessoas que o frequentavam, deixando assim o terreno com uma estética desagradável para todos os que o frequentam a UCR BOIM.

O objetivo é atrair toda a comunidade e contribuir para uma infância feliz porque nesta fase as crianças começam a descobrir o mundo lá fora e a construir as primeiras impressões sobre ele, e nada melhor que esse contacto seja feito de forma lúdica e repleta de uma aventura segura.

Além disso, e sendo nós orgulhosamente o Concelho mais jovem de Portugal, temos de criar incentivos para os mais novos, pois um parque infantil estimula a saúde física e psicológica das crianças, ajuda na socialização, e seja ele como for, o importante é dar uma infância saudável aos filhos para que eles tenham boas recordações, assim como nós as temos.