Passar para o Conteúdo Principal Top

"Ginástica ao Serviço de Lousada"

Âmbito

Proposta de âmbito geral

Proponente

Sistema

Data Submissão:

19-04-2023

Promotora: Ana Oliveira Conceição


Com o intuito de proporcionar uma melhor qualidade de treino às ginastas Lousadenses que treinam no palco do pavilhão da escola EB 2,3/Sec de Nogueira, cedido amigavelmente pela Escola à Academia de Ginástica de Lousada (AGL), o projeto "Ginástica ao Serviço de Lousada" pretende apetrechar um espaço camarário, com equipamentos para a prática de Ginástica Artística, Ginástica Rítmica (ou Acrobática) e Ginástica para Todos, Adaptada e Inclusiva.

O Grande Objetivo é o de promover movimentos que trabalham e melhoram a força, a agilidade, a flexibilidade, a coordenação, o equilíbrio e o controle do corpo, bem como bons hábitos de organização do tempo extra escolar das jovens Lousadenses.

Com a dinamização deste projeto pretende-se alargar a prática de atividade da Ginástica Artística Feminina de Competição, a mais jovens Lousadenses e permitir à AGL, entidade sem fins lucrativo, dinamizar o início da Ginástica Rítmica ou Acrobática e oferecer também uma grande expansão à Ginástica para Todos, Adaptada e Inclusiva a jovens portadores de deficiências podendo dar continuidade ao 3º Encontro Lousada Special Gym, atividade organizada em parceria com a Câmara Municipal de Lousada.

Para a implementação deste projeto é necessário juntar aos equipamentos de pertença da AGL, num espaço camarário, outros equipamentos gímnicos, nomeadamente:
Traves Olímpicas, Mesa de Saltos, Rolos de Estrado, Trampolins, Barra fixa, vários tipos de Colchões, Materiais de Progressões Gímnicas, Bolas, Arcos, Cordas, conforme exposto em anexo 1. Em anexo 2, juntamos exemplos de plantas para o projeto.

Este projeto teve a sua génese em ideias das ginastas das AGL, para o orçamento participativo Jovem realizado em 2020, estas ginastas continuam a querer implementar esta ideia, no concelho de Lousada.