Passar para o Conteúdo Principal Top

Requalificação do Espaço Desportivo de Alvarenga

Âmbito

Proposta de âmbito geral

Proponente

Sistema

Data Submissão:

19-04-2023

Promotores: Tiago Correia, Diogo Meneses e Cristiano Ribeiro


A necessidade de aumentar a prática desportiva, entre os jovens, leva-nos a apresentar este projeto de Requalificação do Espaço Desportivo de Alvarenga.

Alvarenga é uma freguesia que integra a União de Freguesias de Silvares, Pias, Nogueira e Alvarenga, e tem tido nos últimos anos um grande crescimento. Situada entre as freguesias de Silvares, Nogueira, Santa Margarida, Macieira e S. Miguel, esta freguesia acaba por ter neste espaço desportivo, uma grande centralidade. Este espaço desportivo, está rodeado por um parque de merendas, bom estacionamento e já conta com uns balneários renovados recentemente pela Junta de Freguesia. Contudo, o piso em terra e as redes de vedação, já com o peso dos anos, não são atrativos à prática desportiva equiparável à de outros espaços mais modernos.

A nossa proposta passa por isso pela requalificação daquele espaço, de forma a criar um maior atrativo à prática desportiva dos jovens, crianças e adultos de Alvarenga e das freguesias limítrofes. Para além disso, será também um apoio importante para a ALDAF que tem o seu centro de convívio nas instalações da Junta, contíguas a este espaço e pode aí potenciar novas dinâmicas de prática desportiva.

Alargamento das medidas do campo para as medidas oficiais da prática de futebol de 5, colocação de piso sintético, escoamento das águas pluviais, reformulação e pintura dos muros, substituição das redes de vedação, colocação de novos postes e sistema de iluminação led, são, entre outras, as medidas necessárias para a requalificação deste espaço que contribua para uma utilização mais efetiva por parte dos jovens e de toda a comunidade.

O grupo que subscreve esta proposta, conta também com o apoio da Junta e da associação "Mais Amigos de Alvarenga" na dinamização do espaço desportivo, com a promoção da sua utilização de forma espontânea ou organizada.