ÂmbitoProposta de âmbito geral
FreguesiaCristelos, Boim e Ordem
ProponenteSARA MARINA MENDES FERNANDES
Data Submissão:13-06-2024
Lousada conta com algumas associações e ainda o croa na ajuda ao combate, recolha e resgate de animais abandonados. Porém a existência de animais errantes tem sido uma constante na nossa sociedade e o nosso concelho não é exceção.
Apesar de já termos um canil que abriga os vários patudos que aparecem na rua, um gatil seria também útil e bastante necessário, pois são constantes as ninhadas de gatos que aparecem todos os dias e inúmeros os que estão abandonados na rua, apesar de toda a consciencialização à cerca da esterilização. As associações esforçam-se para combater, mas sem determinados meios torna-se difícil, pelo que um gatil seria uma grande ajuda para que os resgates sejam feitos de forma segura e com uma resolução mais rápida por um período de tempo até que sejam adotados.
Colmatando assim uma grande percentagem de gatos e ninhadas que insistem em deambular pelas ruas, assim como uma grande ajuda para todos os que lutam contra o abandono animal em Lousada.
Pretende-se assim a criação de uma área para gatos aproveitando ao máximo o espaço existente e proporcionar conforto aos animais, através da utilização de materiais naturais (madeira), não descurando a higiene, e acima de tudo, satisfazendo as necessidades de bem-estar dos animais, como o acesso a refúgios, esconderijos e a planos elevados, a exposição solar e a separação entre as três áreas vitais (zonas de alimentação, de dormida e de dejetos). Os alojamentos dispõem de várias prateleiras com diferentes alturas, arranhadores e brinquedos pendurados pelas estruturas.